Português Italian English Spanish

Carnaval: Sábado animado no Mercadão

Carnaval: Sábado animado no Mercadão


Charanga da Folia, que embalou os freqüentadores. Foto: PMSJC/Divulgação

Da Redação

Em ritmo de Carnaval, o passeio ao Mercado Municipal de São José dos Campos teve um clima diferente na manhã de sábado (8) com show musical itinerante do Charanga da Folia, que embalou os frequentadores da região central da cidade com marchinhas tradicionais. As crianças que passaram pelo Museu de Arte Sacra puderam se preparar para a folia confeccionando máscaras carnavalescas durante uma oficina.
Para Celsa Pires, moradora do Jardim Aquarius, na zona oeste, o show itinerante aproxima a cultura da rotina das pessoas, além de divertir. "Adoro carnaval e essas marchinhas antigas são muito boas, trazem mensagens e animam. Me deu vontade de dançar. As opções de cultura de São Jose são ótimas e devem ser divulgadas sempre".
Aline Maiara de Oliveira, que levou o filho e o primo para aproveitarem a oficina de máscaras de Carnaval no Museu, aprovou a iniciativa. "A gente estava passeando pelo centro e a música nos chamou atenção. Gostei de vir aqui e ver as crianças se divertindo. Isto também faz parte da cultura e faz bem para o crescimento deles", afirmou.
A pequena Maria Sophia, 6 anos, caprichou no brilho da máscara de Carnaval enquanto a tia-avó aguardava. A ida ao Museu de Arte Sacra já faz parte da rotina de passeios aos finais de semana das duas. "Estou gostando de colorir. Usei tinta, cola e brilho. Sempre venho aqui e acho muito legal. Minha máscara ficou bonita", disse a pequena.

Repertório animado

O show musical itinerante contou com percussão e instrumentos de sopro, com repertório que busca resgatar a essência do Carnaval popular e banda tradicional composta por bumbo, caixa e naipe de sopro com saxofone, trompete e souzafone (instrumento de sopro). O projeto Mercadão Vivo acontece na Travessa Chico Luiz, ao lado do Mercado Municipal, no centro de São José dos Campos.