Português Italian English Spanish

Caik Silva do Lassen College é destaque na liga de futebol universitário americano

Caik Silva do Lassen College é destaque na liga de futebol universitário americano


O talento do futebol das várzeas de Jacareí conquista a admiração dos gringos em campeonato universitário da Califórnia nos Estados Unidos. Fotos: Divulgação

Jacareí – SP

Por Paulo Torraca

Ele abriu mão do convívio familiar por um sonho, uma decisão difícil. Mas, a vontade de jogar bola e estudar nos Estados Unidos levou Caik Silva a defender as cores laranja e preto do Lassen College, equipe de futebol amador universitário em Susanville na Califórnia nos Estados Unidos.  Nesta semana, o ex-jogador das várzeas de Jacareí é destaque na imprensa de Susanville. Caik Silva é artilheiro do time com 6 gols marcados em 12 jogos disputados. O Lassen College ocupa a décima quarta posição no geral do campeonato estadual que reúne 80 equipes.

Hoje, nos Estados Unidos, o futebol juvenil é popular na Califórnia, e o estado americano produz alguns dos melhores jogadores do país. No sul da Califórnia, há mais de cem mil jogadores jovens, de acordo com a California State Futebol Association-Sul (Cal do Sul), e Clube de futebol Socal lista mais de 200 clubes competitivos.

Focado no futebol

Caik Edson Silva, 23 anos, 1.73 de altura e 70 quilos, jacareiense do Jardim Emilia, descobriu através do Istagram a oportunidade de unir o futebol aos estudos. Em 2020, estudando em São José dos Campos, não tinha tempo para a prática esportiva. Decidiu realizar as provas da Lassen College, uma universidade da Califórnia e obteve a bolsa de estudos no valor semestral de mil dólares por quatro anos, mais alimentação e moradia. O suficiente para ajudar a pagar o curso em administração de negócios (business administration) no Lassen College.

No primeiro semestre deste ano, Caik Silva embarcou para o seu maior desafio e agora colhe resultados: “Recebi convites de outras universidades para a próxima temporada. É um sonho, estou muito feliz”.

Saiu na Imprensa: Atuação estrelar de Silva leva cougars a uma vitória em Casa. Domingo, 10 de outubro de 2021- [futebol masculino] Stellar performance by Silva leads Cougars to a win at home. Uma atuação ofensiva dominante de Lassen na sexta-feira, incluindo dois gols cada pelos calouros Caik Silva e Mouncef Lahoura, deu aos Cougars sua sexta vitória na temporada, derrotando o visitante Redwoods por 6-0.

Em entrevista ao ADC News, Caik Silva, revela que pretende mudar de universidade e buscar a profissionalização no futebol. Veja entrevista!

ADC News – Você joga bola desde adolescência. Nas várzeas de Jacareí você foi jogador de qual time?

Caik Silva – Joguei no UFC (União Futebol Clube) do Jardim Emília, em Jacareí.

 

ADC News – Você aprendeu os fundamentos do futebol nos jogos de várzeas?

Caik Silva – Sim, e também jogando no Clube Trianon e Jardim Emilia, com o professor Fabinho.

 

ADC News – Qual é sua posição em campo?

Caik Silva – Já joguei de meia-armador e agora jogo de ponta esquerda.

 

ADC News – Como é seu dia a dia nos Estados Unidos?

Caik Silva – Puxado, quase toda semana a minha equipe viaja e também dedico um tempo aos estudos em administração de negócios (business administration) e ao trabalho extra.

 

ADC News – O campeonato é da liga universitária?

Caik Silva – Sim, o futebol aqui abrange uma série de ligas profissionais, semi-profissionais e amadoras por todo o país. Diferentemente de outros países, o sistema de ligas americanas não possui acesso e descenso, funcionando através de franquias como em outros esportes nos Estados Unidos.

 

ADC News - Os gringos estão encantados com seu futebol?

Caik Silva – Acho que sim, eles adoram a ginga, o futebol arte.

 

ADC News – E a infraestrutura que a universidade oferece aos bolsistas?

Caik Silva – O que tem de melhor, em alimentação, em acompanhamento médico e hospedagem em hotéis quando vamos jogar fora de casa. Tudo é muito profissional.

 

ADC News – Têm outros brasileiros jogando na liga universitária?

Caik Silva – São poucos. Na minha equipe sou o único. Mas, existem outros estrangeiros na Liga Universitária.

 

ADC News – A atual temporada está quase no final e a sua equipe tem chance de conquistar o título?

Caik Silva – Termina em novembro. O campeonato é por pontos corridos e tabela por chaves. A minha equipe está em décima quarta colocada geral, entre 80 equipes participantes. Temos chance sim de conquistar o título. Na última partida fiz dois gols e garantiu a vitória do time.

 

ADC News – Marcou dois gols e garantiu a vitória do time. Por isso ganhou destaque no jornal de Susanville?

Caik Silva – A imprensa gostou. É o resultado da dedicação nos treinos e a vontade de vencer. Agora, sou artilheiro do Lassen College com 6 gols e 3 assistências em 12 jogos. É a melhor colocação do Lassen. Até recebi convites para jogar em outras equipes.

 

ADC News – Isso é importante?

Caik Silva – Sim, há uma disputa entre as universidades por novos talentos. Entre as minhas metas está subir (jogar) para outras universidades e mostrar a minha ginga (futebol arte). Tenho como meta ser jogador profissional, aqui nos Estados Unidos. Infelizmente, no Brasil não tem como realizar o sonho de jogar bola e estudar.

 

Legenda das fotos: No destaque Caik Silva do Lassen. Nas fotos internas: Caik comemorando gols e uma homenagem a família, com colegas do Lassen e na época que jogava no União FC.