Português Italian English Spanish

Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja apoia manifesto da CNI em prol da PEC 110

Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja apoia manifesto da CNI em prol da PEC 110


Setor defende ampla discussão a favor de uma indústria nacional forte e colaborativa para reencontrar o caminho do crescimento econômico. Foto: Divulgação

Da Redação -

A indústria brasileira - tendo o setor da cerveja como um grande player - está atenta aos principais movimentos da agenda de desenvolvimento econômico e social do país e um dos seus pontos mais importantes é a reforma tributária. Nesse sentido, o Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja), em apoio à Confederação Nacional da Indústria (CNI), assinou o manifesto favorável a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 110, em tramitação no Senado, para acabar com as distorções do sistema tributário brasileiro.

A proposta prevê a substituição dos impostos federais, estaduais e municipais por dois modelos de Imposto sobre Valor Agregado (IVA), um federal e outro subnacional. Em linhas gerais, trata-se de um caminho mais próximo a ampla reforma tributária que o setor tanto aguarda. Para o Sindicerv, caso seja bem conduzida será fundamental para a retomada econômica, a geração de empregos e o aumento da renda da população brasileira pós-pandemia.

"A indústria brasileira da cerveja é um dos setores de extrema relevância no Brasil. Afinal de contas, somos o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, com uma das cadeias produtivas mais extensas que gera mais de 2 milhões de postos de trabalho, R? 25 bilhões por ano de tributos e representa pouco mais de 2% do PIB. Por este motivo, podemos afirmar que o setor cervejeiro é peça fundamental nesse processo de retomada do crescimento econômico", afirma o superintendente do Sindicerv, Luiz Nicolaewsky (foto).

 

Sindicerv

O Sindicato Nacional da Industria da Cerveja é a entidade que representa as empresas responsáveis por cerca de 80% da produção de cerveja no Brasil. Atua continuamente para o debate de regulamentos, leis, normas, políticas públicas e práticas que contribuam com o desenvolvimento da indústria e suas respectivas cadeias produtivas.