Português Italian English Spanish

Fábrica da Yakult em Lorena recebe certificação internacional

Fábrica da Yakult em Lorena recebe certificação internacional

Processo de certificação ISO 22.000:2005 teve início em 2017

Da Redação

A empresa japonesa Yakult, líder mundial no segmento de leite fermentado, divulgou nesta semana, a certificação internacional ISO 22.000:2005 da fábrica de Lorena. A certificação que teve início em 2017 envolve todas as linhas de produtos acabados, desde o recebimento das matérias-primas até a expedição, garantindo a adequação do Sistema de Gestão da Segurança dos Alimentos à norma certificada.  A empresa certificadora é a DNV GL, com sede na Noruega. A fábrica é certificada em HACCP (Hazard Analysis Critical Control), ferramenta que permite identificar e controlar perigos de segurança dos alimentos nas linhas de produção, desde 2004. Agora, com a certificação ISO 22.000:2005, a empresa define seu sistema de gestão atendendo aos quatro pilares da norma: Comunicação Interativa, Gestão de Sistema, Programa de Pré-requisitos e Princípios de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle. O presidente da Yakult do Brasil, Atsushi Nemoto, lembra que a empresa completou 50 anos em 2018 e, neste ano, a fábrica de Lorena completará 20 anos de operação. Para iniciar esta nova fase, a Yakult quer estabelecer um sistema que garanta o fornecimento de alimentos seguros e saudáveis com objetivo de manter e fortalecer ainda mais a relação de confiança com os clientes.

“Vamos comunicar ativamente a conquista da certificação ISO 22.000:2005 para fortalecer ainda mais a relação de confiança da nossa marca para funcionários, colaboradores, fornecedores e consumidores. Nos próximos anos, vamos fazer um grande investimento para a renovação da fábrica, assim, poderemos fortalecer ainda mais a estrutura e o sistema de produção”, acentua o executivo.

Fábrica no Vale do Paraíba - Inaugurado em abril de 1999, o Complexo Fabril de Lorena passou por duas ampliações – em 2013 e 2016 – com investimento total de mais de R$ 90 milhões. A fábrica brasileira é a única da multinacional a produzir toda a linha de produtos em um único site e uma das mais modernas da companhia no mundo. No Brasil, a Yakult possui uma linha de produtos composta por Leite Fermentado Yakult, Yakult 40 e Yakult 40 light, sobremesa láctea fermentada Sofyl (incluindo o Sofyl Baunilha Light) – todos com o exclusivo probiótico Lactobacillus casei Shirota –, bebida à base de extrato de soja Tonyu, bebida láctea fermentada Yodel, Suco de Maçã Yakult e alimentos adicionados de nutrientes essenciais Hiline F e Taffman-EX. O Complexo Fabril de Lorena produz média de 2 milhões de frascos de Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota por dia.