Português Italian English Spanish

Prefeito Izaias lança plataforma digital para atender fornecedores de Jacareí

Prefeito Izaias lança plataforma digital para atender fornecedores de Jacareí

Representantes de 70 empresas e vários empresários da cidade participaram do lançamento no Ciesp. Crédito da foto: Paulo Torraca

Por Paulo Torraca

A Plataforma Digital lançada nesta terça-feira (23), na sede do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) da cidade, mapeia as cadeias produtiva de Jacareí. A plataforma faz parte do programa de desenvolvimento da cidade criado em 2018 pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Desde o início do programa, em maio de 2018, foram geradas 64 oportunidades de negócios entre empresas participantes e identificados 25 "gargalos" no fornecimento de suprimentos. Além disso, foram realizadas 30 sugestões para o Plano de Desenvolvimento Econômico e identificados cinco cases de sucesso de pequenas empresas que se tornaram fornecedoras de grandes indústrias.
 

Mapeamento - o software da Plataforma, uma sugestão de um empresário cadastrado no programa, foi desenvolvido por Rodrigo Prado, analista de sistemas e diretor comercial da AMAIS Projetos e Interagere, que doou à Prefeitura de Jacareí o software avaliado em R$ 65 mil. O acesso à plataforma é gratuito e está disponível aos empresários, como uma ferramenta para conectar fornecedores e compradores locais.
No encerramento do evento, o prefeito Izaias Santana (PSDB) afirmou que a Plataforma será utilizada na contratação de fornecedores da Prefeitura. O evento atraiu 150 pessoas entre empresários e representantes de 70 empresas.

Fornecedores da Prefeitura - Pregão Eletrônico desde 2017 – A prefeitura adotou a modalidade licitatória utilizada pelo governo brasileiro para contratar bens e serviços, independentemente do valor estimado, denominado Pregão Eletrônico. Trata-se de uma forma de comprar e contratar serviços sem a presença de fornecedores.  "É transparente e coloca fim ao sistema viciado da carta convite - espécie de licitação -, que se tornava um negócio entre amigos”, disse o prefeito aos empresários e executivos no lançamento da Plataforma Digital.
Segundo o prefeito, 70% das empresas contratadas pela Prefeitura não são da cidade, sendo que de 30 a 35% do orçamento do município é gasto com o custeio de contratações. “O pregão eletrônico criou problema com empresas locais que precisam ser mais competitivas e a Plataforma gratuita soluciona e dá oportunidade para empresas de Jacareí”, finalizou.

Serviço:

Os interessando na utilização da Plataforma devem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico pelo site: http://mcpjacarei.amaisdesenv.com

Legenda da foto: da esq p/ direita. Ricardo Esper, diretor titular do Ciesp; Izaias Santana, prefeito de Jacareí e Carlos Amagai, secretário de Desenvolvimento Econômico de Jacareí