Português Italian English Spanish

Semana da enfermagem em São José busca a valorização profissional

Semana da enfermagem em São José busca a valorização profissional

Nesta segunda-feira (13) acontece na Câmara Municipal de São José dos Campos, a partir das 19 horas, a abertura da “Semana da Enfermagem” realizada no município pela Faculdade Anhanguera. 

Este ano, a Semana aborda o tema da campanha mundial de valorização da categoria profissional Nursing Now: “Enfermagem: uma voz para liderar a saúde para todos”, promovida pela Organização Mundial da Saúde e o Conselho Internacional de Enfermeiros.

A “Semana da Enfermagem”, realizada em comemoração ao Dia  Internacional da Enfermagem (12 de maio), na Faculdade Anhanguera de São José dos Campos, conta com palestras ministradas por profissionais da área e visa a capacitar os profissionais para os desafios da saúde para século 21, com atividades de valorização do profissional enfermeiro no Vale do Paraíba. A Faculdade Anhanguera de São José dos Campos vem se destacando na formação profissional e nos últimos 12 anos forneceu ao mercado de trabalho centenas de  enfermeiros que atuam em equipes de enfermagem de hospitais, centros de saúde e em empresas. 

Segundo Aline Llanos, enfermeira e professora do curso de graduação em enfermagem da Faculdade Anhanguera de São José dos Campos (à direita na foto acima), o evento é uma oportunidade de mostrar à sociedade a importância do profissional de enfermagem.

Já Isabela Rosseti, coordenadora do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade Anhanguera de São José dos Campos (a esquerda na foto acima), acredita que o principal objetivo da campanha de valorização profissional, é a oportunidade de eliminar dúvidas da atuação do enfermeiro e mostrar a necessidade de formação e especialização do profissional de enfermagem. “Aqui na Anhnaguera, a graduação leva 5 anos e o nosso foco está no mercado de trabalho.  Hoje, até 70% dos nossos alunos trabalham. O curso de enfermagem é uma oportunidade aos jovens de uma profissão com alta empregabilidade e o diferencial da Anhanguera está na preocupação com o aluno para que ele consiga conciliar o trabalho com os estudos”. Isabela finaliza: “É também uma profissão de vocação, como todas as outras, não é só ganhar dinheiro”.

Enfermagem: uma voz para liderar a saúde para todos
A saúde de todos passa pela enfermagem. Desde a prevenção até o tratamento de doenças, nos momentos de acolhimento e até nos mais difíceis, sempre há um profissional de enfermagem liderando o acesso da população à saúde. E neste mês de maio, no qual é celebrada a Semana da Enfermagem entre os dias 12 e 20, não faltam exemplos de dedicação e competência.

Este é o caso da enfermeira Maria Cristina Alvarenga que tem dois livros publicados sobre vacinação: “Um Guia Para Mães, Pais, Cuidadores e Profissionais de Vacinação” e “Sala de Vacinação”. Ela atua há 27 anos como coordenadora do Programa de Imunização Municipal e diz que vacinação, junto com a Vigilância Epidemiológica, propõem ações e medidas em conjunto com a atenção primária em saúde, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. “Sou extremamente grata por todas as conquistas que tive desde que iniciei minha trajetória na Vigilância Epidemiológica-Imunização. Por ela, tive oportunidade de me capacitar cada vez mais na área de imunização e ver os resultados satisfatórios em centenas de pacientes”, declara.

"A enfermagem representa a maior força de trabalho da saúde no país. Só no estado de São Paulo, somos mais de 500 mil profissionais. É a enfermagem que está 24 horas ao lado do paciente e que lidera importantes políticas de saúde do país", destaca a enfermeira Renata Pietro, presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP). 

"Este ano, em celebração à Semana da Enfermagem, estamos abordando o protagonismo e a liderança da profissão no cuidado à população, de forma democrática, ampla e inclusiva. É esse caráter de aproximação, da presença da profissão no cotidiano da sociedade, que estamos enaltecendo", ressalta Renata Pietro.

O tema oficial da Semana deste ano, "Enfermagem: uma voz para liderar a saúde para todos", segue a proposta da campanha Nursing Now, iniciativa da Organização Mundial da Saúde e do Conselho Internacional de Enfermeiros que visa capacitar os profissionais para assumir o papel central no enfrentamento dos desafios da saúde do século XXI. Em todo estado, especialmente na região de São José dos Campos, haverá atividades gratuitas promovidas pelo Coren-SP. Todas as informações estão em www.coren-sp.gov.br/semana