Português Italian English Spanish

Doria anuncia a criação do 12° Polo de Desenvolvimento para indústria de papel, celulose e reflorestamento na região do Vale do Paraíba

Doria anuncia a criação do 12° Polo de Desenvolvimento para indústria de papel, celulose e reflorestamento na região do Vale do Paraíba

Municípios contemplados Aparecida, Cruzeiro, Guaratinguetá, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, Potim, São José dos Campos, Taubaté e Tremembé. Crédito da foto: Divulgação

São Paulo

O Governador João Doria (PSDB) anunciou nesta segunda-feira (29), na sede do Governo paulista a criação do 12º Polo de Desenvolvimento para a indústria de Papel, Celulose e Reflorestamento, que contempla 10 municípios da região do Vale do Paraíba. Durante a apresentação do Polo, o governador anunciou o maior investimento que a região de Bauru recebeu nos últimos 20 anos. Cerca de R$ 7,5 bilhões serão investidos pela Bracell na expansão da fábrica de celulose em Lençóis Paulista, que integrará o 12º Polo de Desenvolvimento. Com o anúncio, a expectativa é gerar até 7.500 empregos na região. “Com essa planta o Estado de São Paulo chega em outro patamar no que diz respeito a inovação e sustentabilidade. Essa é a primeira fábrica do Brasil com o conceito de Biorefinaria, reduzindo o desperdício. O nosso compromisso aqui é com o desenvolvimento econômico, geração de empregos, impacto nos municípios, investimento em tecnologia e sustentável”, destacou a secretária Patricia Ellen.

Polo

O Polo de Papel, Celulose e Reflorestamento tem como objetivo fomentar e incentivar o aumento da produtividade da indústria, atraindo investimentos, impulsionando a inovação e a geração de empregos e renda, otimizando na mesma região geográfica políticas públicas que impactam direta ou indiretamente o setor produtivo.
O Brasil é o 2º maior produtor mundial de celulose está entre os top 10 produtores de papel do mundo. O 12º Polo de Desenvolvimento engloba as seguintes regiões administrativas: Araçatuba, Barretos, Bauru, Baixada Santista, Campinas, Central, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Metropolitana de São Paulo, Sorocaba em 171 municípios.
Em maio deste ano, o governo paulista anunciou a criação de 11 polos, sendo que seis estão na região do Vale do Paraíba: Automotivo; Derivados de Petróleo e Petroquímico; Metal-metalúrgico, Máquinas e Equipamentos; Químico, Borracha e Plástico; Biocombustível e Têxtil, Vestuário e Acessórios.
Municípios contemplados no Polo de Papel, Celulose e Reflorestamento na região do Vale do Paraíba: Aparecida, Cruzeiro, Guaratinguetá, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, Potim, São José dos Campos, Taubaté e Tremembé.