Português Italian English Spanish

O repórter José Hamilton Ribeiro no Provocações da TV Cultura

O repórter José Hamilton Ribeiro no Provocações da TV Cultura

José Hamilton Ribeiro: “a democracia, com os defeitos que ela tem, é sempre melhor do que uma ditadura”, disse o premiado repórter no #PROVOCAÇÕES. Crédito da Foto: Divulgação

São Paulo

Na última terça-feira (24/9), foi ao ar o #Provocações com o consagrado jornalista José Hamilton Ribeiro – principal repórter do Globo Rural. Na entrevista, ele falou de temas como a Serra Pelada, o papel do jornalismo, desigualdade social e política. “A política é a coisa mais importante para um homem em sociedade. (...) A democracia, com os defeitos que ela tem, é sempre melhor do que uma ditadura”, afirmou ele.
Ainda, Zé Hamilton conversou com Marcelo Tas sobre o cenário atual da imprensa brasileira e sobre jornalismo de guerra, tendo em vista que ele foi um dos responsáveis pela cobertura do conflito entre os Estados Unidos e o Vietnã. “A carreira do jornalismo de guerra não tem no Brasil, por duas razões: primeiro, porque nós temos pouca guerra e, segundo, porque nós temos pouco jornalismo. (...) [Antes] o jornalista lidava com notícia e, [agora], a internet lida com uma poeira de fatos... ‘Eu acho isso, eu acho aquilo’... Contando história, fake news.”
Aos 84 anos, ele também revela o método que usa para fazer entrevistas, para deixar as pessoas à vontade: “Eu tento conversar, procurando saber as coisas que eu quero. Mas em um nível humano”, disse José Hamilton para o apresentador. O programa já está disponível na íntegra no canal oficial da atração no YouTube. Vai ao ar toda terça-feira, às 22h15 – com reprise aos domingos, 19h30.