Português Italian English Spanish

Mobilidade urbana alternativa no ITA

Mobilidade urbana alternativa no ITA

Hackathon 3DEXPERIENCE, evento apresentará projetos inovadores de mobilidade desenvolvidos por estudantes universitários com a plataforma 3DEXPERIENCE

 São José dos Campos

 

A Dassault Systèmes e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) anunciam o Hackathon 3DEXPERIENCE, evento com foco na mobilidade urbana que acontece nesta semana, na quinta-feira (3) e sexta-feira (4) de outubro, na sede do ITA, na cidade. A ação reunirá alunos das principais universidades do País em um grande desafio de colaboração para a busca de inovações tecnológicas de Mobilidade Urbana alternativa. Em paralelo, serão apresentadas palestras de importantes representantes do setor industrial e demonstradas novas soluções nas áreas de Robótica, Realidade Virtual, Simulação, Impressão 3D, Manufatura Aditiva e Machine Learning. O evento tem apoio da HP, ABB e SKA.
O Hackathon 3DEXPERIENCE como tema ‘Mobilidade Urbana’ aberto a alunos de graduação do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), Instituto Mauá, Unicamp, FEI e PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica). A maratona avaliará projetos desenvolvidos na plataforma 3DEXPERIENCE e mostrará como as aplicações 3D podem ser facilitadoras da transformação digital do mundo. Os projetos selecionados serão avaliados por uma comissão formada por especialistas de destaque no mercado. A capacidade dos alunos no gerenciamento de projetos a partir da concepção de ideias será analisada, assim como a habilidade de trabalho colaborativo com equipes multidisciplinares e a gestão de processos, da produção até a finalização.

“O objetivo desta iniciativa é discutir e desenvolver as tecnologias do amanhã, com os profissionais que farão sucesso no futuro”, afirma Alessandra Ketler, diretora de Marketing para a América Latina da Dassault Systèmes, destacando que no evento serão apresentadas novas ideias desenvolvidas a partir de ferramentas que permitem a análise de experiências.
“Os grupos inscritos passarão por um mês de mentoria e suporte, em paralelo à criação do projeto, até o fechamento da competição que ocorrerá no ITA no dia 4 de outubro, quando serão anunciados os vencedores e realizada a premiação dos grupos", explica o professor Alberto Adade Filho, do ITA.
Além de incentivar o uso de novas tecnologias e ferramentas de projeto por parte dos estudantes, mostrando a importância desses recursos para lidar com os desafios de engenharia e com os facilitadores do processo de ensino-aprendizagem, o evento promoverá a integração entre empresas e universidades, por meio de conteúdo e experiências práticas.

O Hackathon 3DEXPERIENCE também oferecerá mesas redondas para debates sobre pontos importantes dos desafios tecnológicos do mercado brasileiro e para estudo das habilidades que serão exigidas dos profissionais que desejam atuar no novo cenário digital. Representantes das principais empresas do Brasil estarão no evento para colaborar com a criação de um ambiente de troca de experiências para uma jornada de impacto e sucesso na criação de uma nova sociedade inovadora que desejamos ter no Brasil. Entre os confirmados estão executivos dos principais segmentos da indústria brasileira, como automotivo, aeronáutico, alimentício, Oil & Gas, entre outros. Com a ajuda de parceiros, será desenvolvido um laboratório de inovação e de experiências tecnológicas no Campus do ITA para demonstração prática de novas tendências e ambientes digitais.