Português Italian English Spanish

Muralismo ganha força com a lenda jacareiense da Cobra Grande

Muralismo ganha força com a lenda jacareiense da Cobra Grande

"O muralismo é algo que conta histórias no mundo todo. Que bom que Jacareí entra neste circuito", Guataçara Monteiro (foto destaque). Crédito da fotos: Paulo Torraca

Jacareí

O “Mural da Cobra Grande” de Guataçara Monteiro tem a ênfase do artista paraense, na natureza e na cultura popular sobre a lenda jacareiense da Cobra Grande. O “Mural de Azulejos- A Lenda da Cobra Grande” de 10 metros quadrados, inaugurado no início da noite de ontem (26), na sede da Biblioteca Municipal Macedo Soares, tem tudo para torna-se um ícone ao desenvolvimento econômico do turismo religioso na cidade, com possibilidade de geração de renda aos artesãos de Jacareí.
Na solenidade de entrega do Mural, o público ouviu de políticos e representantes de empresas, a importância de investimentos em cultura na cidade. Para Fernanda Máximo, diretora do Instituto Máximo que apoia o projeto, destacou o fortalecimento da cultura em Jacareí, “unir a educação com a cultura é o sonho de qualquer educador. Hoje, conseguimos essa união em nossa cidade”, afirmou Fernanda.
Já Adriano Martins, consultor de desenvolvimento social da Suzano, lembrou as pessoas dos 24 anos que a Suzano investe na cultura de Jacareí, “em 2019 foram 5 projetos com apoio da Suzano, através da LIC. É importante lembrar que a Suzano contribui com a LIC há 24 anos. Ou seja, são 30% de todas as LICs foram com apoio da Suzano”, disse Adriano.
Para a secretária de Educação, Maria Thereza Cyrino, a obra do artista Guataçara Monteiro vai aumentar as vistas na Biblioteca Macedo Soares, “mais de 8 mil crianças passaram pela biblioteca de janeiro a outubro deste ano, sem falar em ações como a FLIJ (Feira Literária de Jacareí), que trouxe mais de 28 mil pessoas para o complexo Parque dos Eucaliptos – Biblioteca Municipal”, destacou a secretária.
A iniciativa do Mural foi do gestor cultural Alberto Capucci, diretor executivo do Grupo Partejo, com o objetivo de proporcionar à população uma obra permanente de Guataçara Monteiro, artista reconhecido internacionalmente. “Cultura e educação formam cidadania. Acho que Jacareí está vivendo uma fase muito profícua em termos de movimentos coletivos no campo das artes”, pontuou Capucci.
“É um privilegio estar aqui, essa noite é uma celebração. O muralismo é algo que conta histórias no mundo todo. Que bom que Jacareí entra neste circuito. Aproveitei este espaço para homenagear os mestres da cultura viva, café, população, jacaré e o tradicional bolinho caipira”, disse Guataçara Monteiro.
Ainda segundo o artista, foram dois meses e meio entre projeto e realização do mural, que é o 20o de criação do artista. 
Guataçara Monteiro escolheu o Vale do Paraíba para viver e agora seu próximo trabalho será na exposição coletiva nos Estados Unidos. O artista especializou em murais e nos últimos anos fez 30 exposições de artes plásticas, na França, no Estados Unidos, No Brasil: Pará e São Paulo.
O projeto do Mural contemplado no edital 2018 da LIC (Lei de Incentivo à Cultura de Jacareí) que conta com o incentivo da empresa Suzano e do Instituto Máximo de Educação.