Português Italian English Spanish

BASF promove ação voluntária para retirada de resíduos do meio ambiente

BASF promove ação voluntária para retirada de resíduos do meio ambiente

Em Jacareí, o "Dia D" será em 5 de dezembro, às 8h no Parque Meia Lua, próximo da Escola Beatriz Junqueira

Da Redação

A BASF promoverá em 5 de dezembro, no Parque Meia Lua, o ‘Dia D" para recolhimento de resíduos e combate ao descarte incorreto de lixo. O evento corporativo marca o Dia Internacional do Voluntário, celebrado em 5 de dezembro. Toda a população está convidada a participar da ação, que terá início às 8h. Para fazer parte do mutirão é necessário fazer cadastro prévio pelo website http://www.sympla.com.br/dia-d-contra-o-lixo--jacarei__721463.
Empregados e parceiros da companhia já confirmaram presença no evento que ocorrerá em pontos críticos de descarte irregular de lixo. No total, 10 cidades localizadas no Brasil e Argentina farão ações de limpeza de espaços públicos e retirada dos resíduos descartados de forma indevida no meio ambiente. No Chile, serão entregues brindes produzidos a partir de resíduos retirados em ações já realizadas em praias em 2019. No Peru, acontecerão atividades de educação ambiental com foco na destinação adequada de resíduos em uma instituição social e em suas imediações.
A BASF disponibilizará uma infraestrutura para a coleta, oferecendo aos voluntários equipamentos de proteção individual e sacos de lixo para acondicionar os itens. Ao final da ação, será feito um balanço geral dos resíduos coletados e os materiais recicláveis serão destinados à associação de catadores de resíduos do município.
Esta ação é aderente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), em sua agenda socioambiental, que definiu os 17 temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030.
O Dia D promovido pela BASF atende as ODS número 6,11,12 e 14, que instituem como metas, respectivamente: assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos; tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis; assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis; e conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Compromisso com a sustentabilidade

Desde sua fundação, a BASF sempre prezou pela proteção ambiental e responsabilidade social e possui como princípio norteador o equilíbrio entre interesses econômicos, ambientais e sociais - o conceito central de sustentabilidade.

No início deste ano, a BASF se tornou cofundadora da aliança global pelo fim dos resíduos plásticos, a fim de promover soluções que reduzam os resíduos plásticos descartados no meio ambiente: a Alliance to End Plastic Waste (AEPW), uma organização sem fins lucrativos com mais de 20 empresas, se comprometeu com o investimento de até 1,5 bilhão de dólares nos próximos cinco anos para ajudar a reduzir o resíduo plástico no meio ambiente; Ivania Palmeira, consultora de sustentabilidade e engajamento social enfatiza que a companhia tem como propósito criar química para um futuro sustentável. "Estamos comprometidos com o manejo responsável de resíduos, incentivamos a economia circular e cuidamos do entorno das nossas plantas produtivas. Esta ação mostra como, não só a BASF, mas também os colaboradores e suas famílias estão engajados em contribuir para o futuro sustentável e a conservação do meio-ambiente em que vivemos." Entre suas metas não-financeiras, a empresa definiu atingir € 22 bilhões em vendas de soluções que contribuem substancialmente para a sustentabilidade na cadeia de valor até 2025 e crescimento neutro em carbono até 2030.

Incentivo ao voluntariado

Para a BASF, voluntariado significa seus colaboradores usarem suas competências em causas sociais. O modelo valoriza a autonomia dos funcionários e o trabalho em rede. Em cada localidade, os voluntários são incentivados a se organizar e, a partir da formação de comissões, recebem apoio para o desenvolvimento de planos de ação.
Atualmente, 18 comissões atuam na América do Sul, sendo oito no Brasil nas cidades de Camaçari (BA), São Bernardo do Campo (SP), Guaratinguetá (SP), Indaiatuba (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE), Jacareí (SP), São Paulo (SP) e Santo Antônio da Posse (SP). Em 2018, os voluntários da BASF realizaram 57 ações com 38 entidades, beneficiando cerca de 30 mil pessoas.

Líder Global, BASF

Na BASF criamos química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 122 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 6 segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Care e Soluções para Agricultura. A BASF registrou vendas de € 63 bilhões em 2018. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: http://www.basf.com/br