Português Italian English Spanish

Santa Casa promove exame gratuito de prevenção ao câncer de pele

Santa Casa promove exame gratuito de prevenção ao câncer de pele

Ação será feita na Clínica Centro, no dia 7 (sábado), das 9h às 15h. Crédito da Foto: ADC News/Arquivo

São José dos Campos

Anualmente, 180 mil novos casos de câncer de pele são diagnosticados no Brasil. Diante da estatística alarmante, o mês de dezembro marca a campanha Dezembro Laranja, que alerta sobre o combate à doença e, no próximo sábado (7), a Santa Casa de São José dos Campos promoverá ação preventiva, com a realização de exame gratuito. O atendimento será feito na Clínica Centro, das 9h às 15h. A Campanha Nacional do Câncer da Pele é promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e o mutirão de prevenção ocorrerá, simultaneamente, em 130 postos de atendimento em todo o Brasil.
Na Clínica Centro, equipe composta por 15 médicos dermatologistas examinarão lesões suspeitas e, se necessário, realizarão a Dermatoscopia, exame feito com aparelho que possibilita a ampliação da imagem da lesão. Na ação realizada no ano passado, foram diagnosticados mais de 50 casos de câncer de pele.
Pessoas mais suscetíveis ao câncer de pele são o público prioritário da avaliação. São elas: que já tiveram a doença ou histórico na família; que sofreram queimaduras sérias ou frequentes; de olhos e cabelos claros e que não usam protetor solar; que têm feridas que não cicatrizam há mais de 15 dias; e que têm pintas que mudaram de cor, cresceram ou sangraram.  Se diagnosticado e tratado precocemente, o câncer de pele tem altos percentuais de cura.
“É importante que as pessoas estejam vestindo roupas que facilitem o exame de sua pele. Em caso de suspeita de câncer, os pacientes que moram em São José dos Campos terão seus procedimentos de biópsia ou de cirurgia dermatológica marcados para realização na própria Dermatologia da Santa Casa, de acordo com a gravidade de cada caso”, fala o coordenador do serviço de Dermatologia da Santa Casa de São José dos Campos, Dr. Samuel Henrique Mandelbaum. “Pessoas de outras localidades poderão ser examinadas, mas deverão ser tratadas em seus municípios de origem”, completa o médico.

Casos

Semanalmente, são operadas na Santa Casa de São José dos Campos entre sete a dez pessoas com câncer de pele. Em um ano, foram realizados em torno de 400 procedimentos cirúrgicos, em decorrência da doença. “Todos os dias diagnosticamos, pelo menos, dois casos novos de câncer de pele”, relata o Dr. Samuel.
Alguns sinais precisam ser observados e alertam para que um especialista seja procurado rapidamente, como por exemplo, pintas que crescem, mudam de cor ou sangram. “Pintas com muitas cores diferentes, feridas que não cicatrizam e verrugas que crescem e se tornam feridas também são sintomas do problema”, explica o especialista.
A prevenção exige cuidados diários. “Sempre usar filtro solar e aplicá-lo 45 minutos antes de sair ao sol; reaplicar a cada duas horas; ir ao sol antes das 10h e depois das 16h e evitar ficar exposto ao sol”, lista Dr. Samuel.

Dermatologia na Santa Casa

O Serviço de Dermatologia da Santa Casa de São José dos Campos é credenciado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para a formação de médicos residentes, realização de pesquisas e oferta de ensino médico. Por ano, forma três médicos e conta com seis especialistas preceptores, responsáveis por conduzir e supervisionar, por meio de orientação e acompanhamento, o desenvolvimento dos médicos residentes.
A Dermatologia da instituição oferece, ainda, atendimentos de alta complexidade, incluindo cirurgias avançadas para câncer da pele, através de enxertos e retalhos.

Serviço:

Mutirão de atendimento contra o câncer de pele

Data: 7 de dezembro (sábado)

Horário: das 9h às 15h

Local: Clínica Centro (Rua Vilaça, 554, Centro, São José dos Campos)