Português Italian English Spanish

Comércio foi o que mais empregou em dezembro aponta Caged

Comércio foi o que mais empregou em dezembro aponta Caged


Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, o comércio manteve a tradição de gerar empregos em dezembro - Foto: Charles de Moura/PMSJC

são José dos Campos - SP


Mesmo com todas as dificuldades decorrentes da pandemia da covid-19 em quase todo o ano de 2020, dados divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia, revelaram que a cidade, obteve em dezembro passado, saldo negativo de (-) 427 vagas de emprego. O comércio ajudou a segurar a retração de contratações com um saldo positivo de 213 vagas. Por conta das festas de fim de ano, o comércio contratou 1.540 pessoas e demitiu 1.327.

No total de 2020, o saldo de emprego com os efeitos da pandemia em São José dos Campos foi de (-) 4.438. Em 2019, o saldo do ano totalizou (-) 664 vagas. Em comparação de mês a mês, dezembro de 2020 fechou com (-) 427 contra (-) 1.522 de dezembro de 2019.

Melhores resultados

Em 2020, apesar de todas dificuldades por conta da pandemia, foram registrados 6 meses de Caged positivo em São José, janeiro, fevereiro, julho, agosto, outubro e novembro.

Com a retomada gradual da economia, novembro de 2020 foi o mês com o melhor resultado do ano passado com saldo de empregos de 2496 vagas de emprego. O segundo melhor resultado de 2020 foi o mês de outubro, com saldo de empregos positivo de 1203 novas vagas.

Para o Caged, o saldo de emprego é o resultado da diferença de admissões e demissões, com carteira assinada.

Empregabilidade

Para quem ainda busca uma oportunidade de emprego é fundamental a qualificação profissional, para que o candidato tenha chance de empregabilidade no mercado. A Prefeitura oferece os cursos gratuitos do programa Qualifica São José. São mais de 250 cursos que vão desde brigadeiro gourmet a mecatrônica.
Foram oferecidas em 2020 cerca de 15 mil vagas para cursos gratuitos de qualificação. Para este ano as inscrições já estão abertas por meio do site da Prefeitura e da Central 156.