Português Italian English Spanish

São José amplia restrições para conter disseminação do coronavírus

São José amplia restrições para conter disseminação do coronavírus


Durante o feriado prolongado, a cidade terá grandes lojas fechadas e atividades de lazer suspensas - Foto: Adenir Britto/PMSJC

O aumento no número de casos positivos e a alta nas internações por covid vai levar São José dos Campos a tomar medidas mais restritivas de quinta-feira (3) a domingo (6), a cidade terá grandes lojas fechadas e atividades de lazer suspensas.

As medidas serão necessárias para conter a velocidade de disseminação do vírus e, desta vez, incluem os serviços considerados essenciais em outros decretos. O intuito é reduzir a circulação de pessoas pela cidade.

O que pode funcionar cumprindo todos os protocolos

• Estabelecimentos comerciais, como mercados, pet shops e lojas com área (de loja) igual ou inferior 250m²

• Bares, restaurantes, padarias e similares: das 8h às 13h para atendimento presencial (após esse horário, apenas no sistema drive-thru e delivery)

• Academias, salões de beleza e barbearias, desde que seguindo todos os protocolos de higiene

• Lojas em shoppings centers: só poderão funcionar aquelas com metragem igual ou inferior a 250m², das 8h às 13h (as áreas de alimentação seguirão o mesmo período de funcionamento)

• Cultos religiosos estão liberados somente na quinta-feira (2): de sexta (3) a domingo (6), celebrações com a presença no público não serão permitidas (orações individuais estão autorizadas)

Ficam totalmente proibidas

• Atividades de lazer, como teatros, cinemas e futebol society

Penalidade

O descumprimento das restrições e medidas estabelecidas no decreto serão passíveis de interdição temporária do estabelecimento por 15 dias, além de multa.

Ocupação

No último domingo, o Hospital Municipal atingiu 201 pessoas internadas com covid, número mais alto desde o início da pandemia. Em janeiro, durante a segunda onda, o maior registro foi de 138 pacientes.

Ampliação

A Prefeitura de São José dos Campos já comprou 10 respiradores e vai adquirir mais 10. Além disso, 20 novos leitos de UTI no Hospital Municipal estão sendo criados na ala destinada aos pacientes de covid.

Com a nova expansão, que já começou a ser realizada e faz parte do plano de contingência, a unidade passa a ter 198 ventiladores pulmonares e 206 leitos – 96 de unidade de terapia intensiva e 110 de enfermaria.