Português Italian English Spanish

São José conclui vacinação em asilos e inicia doses da Oxford

São José conclui vacinação em asilos e inicia doses da Oxford


Vacinas da AstraZeneca sendo levadas para armazenamento na câmara fria da UES - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

São José dos Campos - SP

A Prefeitura da cidade finalizou antecipadamente nesta terça-feira (26) – a previsão era até sexta (29) – a vacinação contra a covid-19 em todas as 34 instituições de longa permanência de idosos e no hospital geriátrico de São José dos Campos. Foram imunizadas 1.158 pessoas desse grupo, entre residentes e funcionários que trabalham nessas instituições.

Desde a quarta-feira (20), dia do início da campanha na cidade, também foram vacinados 4.819 profissionais de saúde das redes pública e privada, totalizando 5.977 doses aplicadas da CoronaVac, a vacina do laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Na quarta-feira (27), começa a aplicação do imunizante da AstraZeneca/Universidade de Oxford. Importadas da Índia pelo Governo Federal e liberadas pela Fiocruz, as 8.470  vacinas chegaram a São José na manhã desta terça para os profissionais de saúde ainda não vacinados que atuam diretamente no atendimento aos pacientes de covid.

Na primeira etapa, a Prefeitura recebeu 11 mil doses da CoronaVac enviadas pelo Governo do Estado. A prioridade é vacinar todos os profissionais do Hospital Municipal e os que trabalham na linha de frente das unidades de pronto atendimento (UPA), unidades básicas de saúde (UBS) e hospitais públicos.

Para os hospitais particulares, a Prefeitura fornece as doses e os insumos para eles vacinarem os médicos e enfermeiros que estão trabalhando no combate à pandemia.

Os demais públicos prioritários previstos no plano de imunização da cidade, como profissionais de saúde autônomos, pessoas acima de 60 anos e moradores em situação de rua, serão contemplados numa segunda etapa da campanha, quando mais doses forem enviadas a São José dos Campos.