ADC NEWS * O Jornal distribuído nas Indústrias * Circulação SEMANAL * São José dos Campos - SP *
MEMÓRIA
Avião pioneiro da Embraer está sendo recuperado no DCTA
O projeto de restauro do terceiro protótipo do avião Bandeirante entrou na reta final no hangar do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos. Neste último final de semana, foi realizada a pintura da fuselagem e, nos próximos dias, serão pintadas as faixas laterais nas cores originais --azul, amarelo, vermelho e preto.

As próximas etapas serão a montagem dos comandos de voo e a recuperação do interior do Bandeirante. Serão refeitos os bancos, o carpete e o piso.
Também continua o processo de construção artesanal de algumas peças da aeronave, a primeira construída pela Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica).

Mais da metade de todo o trabalho programado já foi realizado, incluindo a pintura das duas asas.

A previsão é de que o projeto de restauro, coordenado pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Manutenção da Cidade e com os apoios do DCTA e da iniciativa privada, seja concluído no mês que vem, com a devolução do avião ao Parque Santos Dumont até o dia 27 de julho, data em que serão comemorados os 250 anos de fundação da cidade.

O restauro do Bandeirante está sendo realizado no hangar do DCTA, onde ele foi construído em 1970. O trabalho está sendo executado por voluntários, que são ex-funcionários da Embraer (pintores e mecânicos). O serviço de revisão geral e pintura também tem o apoio de 22 alunos do curso de mecânica de aeronaves do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), que estão atuando de forma voluntária.

Essa revitalização é a mais completa dos últimos anos. A última manutenção, realizada há cinco anos, foi feita dentro do próprio parque. Desta vez, o avião foi removido, no último dia 29 de abril, para não causar transtornos aos visitantes e alunos das duas escolas municipais que funcionam dentro da área de lazer.

Ícone da aeronáutica

Nesta segunda-feira (26), estão sendo comemorados os 47 anos do primeiro voo deste protótipo do Bandeirante, o terceiro da série, ocorrido em 26 de junho de 1970.  A aeronave esteve a serviço das Forças Armadas até 1978.

Já o primeiro voo deste modelo completará 49 anos no próximo dia 22 de outubro, data em que também se comemoram o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira.

O terceiro protótipo do Bandeirante foi instalado no Parque Santos Dumont em 21 de fevereiro de 1981. Os outros dois protótipos estão no MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro), em São José, e no Musal (Museu Aeroespacial), no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro. 

Revitalização do Parque

O projeto de restauro do Bandeirante integra as ações da Prefeitura de São José dos Campos para revitalização do Parque Santos Dumont. Desde fevereiro, já foram realizados no local serviços de limpeza das alamedas, roçada e podas das plantas. Também foi concluída, recentemente, a limpeza dos três lagos do parque.

Localizado na Vila Adyana, o Santos Dumont ocupa uma área de 46.500 metros quadrados em uma vasta área verde e de lazer, com pista para caminhada e equipamentos de ginástica para prática de exercícios e corridas, quiosques com churrasqueiras, pista de skate e playground, entre vários outros atrativos.

 
Compartilhar:

 
Comentários:


Publicidade
Dia dos Namorados no Barbaresco Vale Sul. Inf: (12) 99739-0866
Compre seu Carro e sua Casa sem Juros com a Embracon. Confira!
Comemore seu aniversário no Barbaresco Vale Sul e ganhe o jantar
Volante Show. Volantes a partir de 139,90. Confira
Lançamento em Jacareí - 2 e 3 dormitórios - Construtora Longana
Conheça o Gold Park - no Parque Industrial em São José dos Campos
Jornal ADC News - distribuído nas Indústrias de São José dos Campos
Classificados gratuitos para leitores do jornal ADC News - Confira!
Sorveteria Crenata - 25 anos
 


 
Links
 
 
Siga o Jornal
 
 
Área Restrita
   
Usuário:
Senha:
 
   
 
 



Resolução Mínima de 1024x768 | © ADC News - 2017
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal ADC News.