ADC NEWS * O Jornal distribuído nas Indústrias * Circulação SEMANAL * São José dos Campos - SP *
INDÚSTRIA
Polo Petroquímico encerra primeiro ciclo do Portas Abertas

Santo André

Com balanço positivo, o Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC) encerrou o primeiro ciclo do Portas Abertas, programa lançado em abril com objetivo de estreitar o relacionamento das indústrias com a comunidade do entorno. No período, Air Liquide, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Oxiteno e Vitopel foram as empresas anfitriãs do programa, que recebeu 185 pessoas distribuídas em sete visitas monitoradas.

Entre os principais públicos compareceram estudantes de instituições do entorno, como Escola SENAI de Mauá, Instituto Polígono e Faculdade Oswaldo Cruz. Do total, 66% visitaram pela primeira vez o Polo Petroquímico. Segundo pesquisas de avaliação, as visitas atenderam as expectativas de 21% do público e superaram as expectativas de 79%. Outro ponto avaliado foi a imagem do Polo, que se manteve positiva para 18% e ficou melhor para 82% dos pesquisados.

Ver a teoria na prática, conhecer o mercado de trabalho e ampliar os conhecimentos foram oportunidades apontadas pelos visitantes, que conheceram práticas em higiene do trabalho, prevenção de acidentes e controle ambiental. "Nas visitas às instalações industriais, o público pode ver in loco as práticas desenvolvidas pelas empresas e, posteriormente, multiplicar as informações com os seus grupos", afirma Laudemir Silva, coordenador do Portas Abertas.

Próximo ciclo – Ampliar a abrangência de público é a expectativa para o segundo ciclo do Portas Abertas. "Queremos manter as escolas como público prioritário, mas também atrair a participação dos moradores do entorno por meio de uma ampla divulgação via Conselho Comunitário Consultivo (CCC) e outros meios de comunicação com a comunidade", aponta Silva.

O programa Portas Abertas prevê a realização de visita mensal a uma das 11 empresas associadas ao COFIP ABC, conforme o calendário anual, em que há rodízio de empresas que sediam o encontro. Com duração média de três horas, as visitas contam com o seguinte roteiro: recepção do grupo, apresentações do COFIP ABC e da empresa anfitriã, visitação às instalações e encerramento. As inscrições devem ser feitas por grupos específicos, como associação de bairro ou escola, por meio do site do Comitê (www.cofipabc.com.br).

 

POLO INDUSTRIAL

O Polo do Grande ABC é formado por diversas empresas que atuam na extensa cadeia produtiva do setor, incluindo desde refinaria de petróleo até engarrafadoras de gás.

Por ser uma indústria de base, a petroquímica é considerada a primeira geração da indústria química e elo inicial de diversos segmentos de mercado, como plástico, borracha, tintas e vernizes, higiene e limpeza, entre outros.

Dentro desta cadeia, o Polo Petroquímico tem grande influência no desenvolvimento econômico e social da região, com geração de aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos, além de proporcionar um VAF (Valor Adicionado Fiscal) superior a R$ 2 bilhões por ano aos municípios da região, segundo estudo realizado, em 2014, pela consultoria especializada MaxiQuim.

 
Compartilhar:

 
Comentários:


Publicidade
Dia dos Namorados no Barbaresco Vale Sul. Inf: (12) 99739-0866
Compre seu Carro e sua Casa sem Juros com a Embracon. Confira!
Comemore seu aniversário no Barbaresco Vale Sul e ganhe o jantar
Volante Show. Volantes a partir de 139,90. Confira
Lançamento em Jacareí - 2 e 3 dormitórios - Construtora Longana
Conheça o Gold Park - no Parque Industrial em São José dos Campos
Jornal ADC News - distribuído nas Indústrias de São José dos Campos
Classificados gratuitos para leitores do jornal ADC News - Confira!
Sorveteria Crenata - 25 anos
 


 
Links
 
 
Siga o Jornal
 
 
Área Restrita
   
Usuário:
Senha:
 
   
 
 



Resolução Mínima de 1024x768 | © ADC News - 2017
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal ADC News.