ADC NEWS * O Jornal distribuído nas Indústrias * Circulação SEMANAL * São José dos Campos - SP *
ECONOMIA
Grupo de moradores fortalece tradições culturais e gera renda

A Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto, concluiu, junto aos moradores entorno da fábrica, no distrito de São Silvestre, em Jacareí, as atividades de 2017 do projeto Mãos que Valem. O objetivo da iniciativa é oferecer uma alternativa de renda para a comunidade e fortalecer a cultura local.

Durante oito meses, 20 pessoas que encontraram no artesanato a possibilidade de aliar trabalho, renda e realização pessoal, participaram de uma programação de capacitações de assessoria técnica em artesanato com a Mirí Visões e Ações, que foi contratada pela Fibria. Em mais de 80 encontros, foram ministradas dez técnicas artesanais e de gestão comercial.

Como resultado dessa formação, o grupo criou uma coleção exclusiva que foi apresentada para a comunidade em forma de exposição. A mostra recebeu o nome de ‘Plural’ e foi composta por 20 peças inspiradas na cultura da região. Uma das principais técnicas utilizadas foi a do bordado ciranda, em que os desenhos são customizados em círculos e expressam cenas do cotidiano.

Para aguçar a criatividade dos artesãos, todos participaram de uma visita técnica ao museu A Casa, em São Paulo. O local é considerado referência nacional na produção artesanal e de design. Durante a visita, eles participaram de oficinas e apreciaram diversos trabalhos expostos. "Visitar a exposição ‘A Casa Bordada’ e ver o artesanato exposto e comercializado, com tamanho preciosismo, nos inspira e incentiva a fazer mais e melhor", diz a artesã Maria Alaíde Costa.

Com intuito de fortalecer o Mãos que Valem, em 2018 os artesãos devem concluir a formalização de uma associação e lançar a loja virtual da marca Artesãos de São Silvestre.

"O desenvolvimento sociocultural e econômico das comunidades onde a Fibria atua é um compromisso assumido pela empresa. O projeto possibilita não só o incremento da renda familiar, mas também o fortalecimento das tradições culturais de toda uma comunidade. Saber que colaboramos para o fortalecimento desse grupo é prova de que estamos no caminho certo", diz Adriano Martins, consultor de Sustentabilidade da Fibria.

 
Compartilhar:

 
Comentários:


Publicidade
Dia dos Namorados no Barbaresco Vale Sul. Inf: (12) 99739-0866
Compre seu Carro e sua Casa sem Juros com a Embracon. Confira!
Comemore seu aniversário no Barbaresco Vale Sul e ganhe o jantar
Volante Show. Volantes a partir de 139,90. Confira
Lançamento em Jacareí - 2 e 3 dormitórios - Construtora Longana
Conheça o Gold Park - no Parque Industrial em São José dos Campos
Jornal ADC News - distribuído nas Indústrias de São José dos Campos
Classificados gratuitos para leitores do jornal ADC News - Confira!
Sorveteria Crenata - 25 anos
 


 
Links
 
 
Siga o Jornal
 
 
Área Restrita
   
Usuário:
Senha:
 
   
 
 



Resolução Mínima de 1024x768 | © ADC News - 2017
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal ADC News.