ADC NEWS * O Jornal distribuído nas Indústrias * Circulação SEMANAL * São José dos Campos - SP *
AVIAÇÃO
Metalúrgicos da Embraer fazem primeira assembleia contra venda para a Boeing

Os trabalhadores da Embraer realizaram, nesta quarta-feira (17), a primeira assembleia para discussão sobre a possível venda da empresa para a norte-americana Boeing. A assembleia faz parte da campanha “A Embraer é nossa, não à venda para a Boeing”, lançada ontem, pelos sindicatos que representam os metalúrgicos das unidades de São José dos Campos, Botucatu e Gavião Peixoto (região de Araraquara).

Durante a assembleia, realizada em frente à sede da Embraer, em São José dos Campos, os dirigentes sindicais expuseram aos trabalhadores as preocupações diante das transações comerciais que estão em discussão entre as duas fabricantes de aviões.

“A venda para a Boeing é um caminho às escuras. Essa empresa é protecionista e não hesitará em fechar as unidades do Brasil ao menor sinal de crise nos Estados Unidos”, afirmou o vice-presidente do Sindicato de São José dos Campos, Herbert Claros.

Ele citou como exemplo a McDonnell Douglas Corporation, empresa norte-americana que já foi a terceira maior fabricante de aviões comerciais e militares do mundo, mas foi fechada após ser comprada pela Boeing, em 1996.

A Embraer já está passando por um processo de desnacionalização, com a transferência de parte da produção para o exterior. A venda para a Boeing poderá acelerar este processo.

Herbert também criticou a falta de transparência da Embraer, que não respondeu à carta enviada pelo sindicato, no dia 21 de dezembro, pedindo explicações sobre as negociações com a Boeing.

“A Embraer é uma empresa construída com o esforço e o dinheiro dos impostos dos brasileiros. Mesmo após a privatização, a empresa ainda depende do governo para se manter e é central para a soberania e os interesses militares e tecnológicos do país. Por isso, o governo tem que usar seu poder de veto à venda para a Boeing”, afirma Herbert.

Campanha

A partir de agora, os três sindicatos que representam os trabalhadores da Embraer irão desenvolver uma série de atividades como parte da campanha contra a venda para a Boeing. Dentre as atividades previstas, estão audiências públicas na Câmara dos Deputados, Senado e Câmaras Municipais, um seminário internacional com trabalhadores de todas as plantas da Embraer, além da publicação de jornais e campanha nas redes sociais.

O objetivo é conscientizar a população não apenas sobre os riscos da venda, mas também a importância da reestatização da Embraer como forma de defender a soberania nacional e os empregos no Brasil.

 
Compartilhar:

 
Comentários:


Publicidade
Dia dos Namorados no Barbaresco Vale Sul. Inf: (12) 99739-0866
Compre seu Carro e sua Casa sem Juros com a Embracon. Confira!
Comemore seu aniversário no Barbaresco Vale Sul e ganhe o jantar
Volante Show. Volantes a partir de 139,90. Confira
Lançamento em Jacareí - 2 e 3 dormitórios - Construtora Longana
Conheça o Gold Park - no Parque Industrial em São José dos Campos
Jornal ADC News - distribuído nas Indústrias de São José dos Campos
Classificados gratuitos para leitores do jornal ADC News - Confira!
Sorveteria Crenata - 25 anos
 


 
Links
 
 
Siga o Jornal
 
 
Área Restrita
   
Usuário:
Senha:
 
   
 
 



Resolução Mínima de 1024x768 | © ADC News - 2017
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal ADC News.