ADC NEWS * O Jornal distribuído nas Indústrias * Circulação SEMANAL * São José dos Campos - SP *
ECONOMIA
Desemprego aumenta no Vale
Varejo da região fecha 781 vagas de emprego em fevereiro

Da Redação
 
De acordo com o Sincovat, seis das nove atividades analisadas registraram retração no estoque de trabalhadores formais em relação a fevereiro de 2017. 
 O comércio varejista da RM Vale eliminou 781 postos de trabalho formais em fevereiro, resultado de 3.344 admissões contra 4.125 desligamentos. No acumulado de 12 meses, o setor fechou 1.026 vagas. Com isso, o varejo local encerrou o mês com estoque total de 99.528 trabalhadores formais, queda de 1% em relação ao mesmo período de 2017. 
 
Os dados recebidos pelo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região) são da Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo da FecomercioSP, elaborada com base nas informações do Ministério do Trabalho, por meio do Caged e do impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
 
Das nove atividades analisadas, apenas três apresentaram aumento no estoque total de trabalhadores em relação a fevereiro de 2017, com destaque para eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (4,6%); e autopeças e acessórios (2,4%). Por outro lado, os segmentos de lojas de móveis e decoração (-5,2%) e de lojas de vestuário, tecidos e calçados (-3,4%) tiveram as maiores quedas no estoque de empregados na mesma base comparativa. 

 Para o presidente do Sincovat, Dan Guisnburg, o fechamento de vagas em fevereiro ainda é reflexo do ajuste no quadro de funcionários temporários após o Natal. "Muitas empresas ajustam suas equipes após o período de festas em janeiro ou fevereiro, pois acabam trocando alguns funcionários ou esticando um pouco mais alguns contratos para cobrir férias, por exemplo", explica Dan. 
 
De acordo com a Federação do Comércio, praticamente não houve efetivação dos temporários. Isso demonstra que o empresário ainda não possui otimismo ou capacidade suficientes para aumentar perenemente seu quadro funcional, por mais que a expectativa para 2018 seja de alta nas vendas do setor.
 
Desempenho estadual

O comércio varejista do Estado de São Paulo voltou a eliminar vagas formais pelo segundo mês consecutivo. Em fevereiro, 5.858 empregos celetistas foram extintos, resultado de 70.351 admissões e 76.209 desligamentos. Com isso, o estoque ativo do setor atingiu 2.065.477 vínculos com carteira assinada, leve alta de 0,1% na comparação com o mesmo mês de 2017. No acumulado dos últimos 12 meses, o saldo foi positivo em 3.014 vagas.

O desemprego aumentou na capital paulista e carioca. 
 
Na foto: Fila de desempregados no RJ.
 
 
Compartilhar:

 
Comentários:


Publicidade
Dia dos Namorados no Barbaresco Vale Sul. Inf: (12) 99739-0866
Compre seu Carro e sua Casa sem Juros com a Embracon. Confira!
Comemore seu aniversário no Barbaresco Vale Sul e ganhe o jantar
Volante Show. Volantes a partir de 139,90. Confira
Lançamento em Jacareí - 2 e 3 dormitórios - Construtora Longana
Conheça o Gold Park - no Parque Industrial em São José dos Campos
Jornal ADC News - distribuído nas Indústrias de São José dos Campos
Classificados gratuitos para leitores do jornal ADC News - Confira!
Sorveteria Crenata - 25 anos
 


 
Links
 
 
Siga o Jornal
 
 
Área Restrita
   
Usuário:
Senha:
 
   
 
 



Resolução Mínima de 1024x768 | © ADC News - 2017
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal ADC News.