ADC NEWS * O Jornal distribuído nas Indústrias * Circulação SEMANAL * São José dos Campos - SP *
MPT
Audiência Pública: Joint Venture é o fim da Embraer

O fechamento de milhares de empregos e até o fim do setor produtivo aeroespacial no País

Notificados pelo MPT e não comparecerem à audiência os representantes da Embraer, Boeing, Comando da Aeronáutica, Prefeitura de São José dos Campos

 

Paulo Torraca

O Ministério Público do Trabalho (MPT) realizou na segunda-feira (20/08/18) uma audiência pública no Plenário da Câmara Municipal de São José dos Campos, com o objetivo de informar a população dos possíveis riscos à manutenção dos empregos na Embraer, após a compra de 80% da divisão de aviação comercial pela norte-americana Boeing.

 Para Rafael Gomes (foto), procurador do trabalho/Araraquara, a quinta audiência realizada pelo MPT, é importante para esclarecer dúvidas para população de São José dos Campos que precisa saber de "fatos básicos" da negociação que não são do conhecimento popular. "É preciso divulgar, amplamente os fatos, para formar juízo à população".

 Entre os fatos relevantes está na negativa do Governo Federal, da Embraer e da Boeing em garantir a manutenção do emprego. Mas, existem vários outros fatos que ameaçam o emprego de milhares trabalhadores e o futuro da Embraer.

 "O MPT não está falando em veto é sim em garantias", afirmou a procuradora Ana Farias Hirano de São José dos Campos. A procuradora mostrou aos presentes na audiência qual é o real papel do MPT na venda da Embraer e fez uma reflexão: "é preciso conhecer a história da Boeing para saber que não haverá futuro para Embraer", disse Ana Hirano.

 Para Marcos Barbieri, professor de economia dos cursos de gestão da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, a falta de informações das negociações deixa qualquer um apreensivo. "Embraer vive o melhor momento de sua história com faturamento em crescimento e bastante investimentos em novas tecnologia e acaba de colocar no mercado a segunda geração de jatos com um mercado mundial crescendo por ano de 4 a 6%. O que não justifica sua venda", disse.

 Segundo o especialista, a venda interessa os acionistas da Embraer, sendo que 70% dos acionistas são Bancos Norte Americano. "A indústria aeronáutica brasileira é a Embraer e o Joint Venture passa integral a cadeia geral de produção e fornecimento da Embraer para Boeing", afirmou Barbieri.

O professor da Unicamp faz uma previsão pessimista no pós venda: parte da Embraer que não será vendida, aviação executiva não opera no segmento de alto desempenho e existem vários concorrentes. Já aviação de Defesa, depende de encomendas públicas (aviões militares) e o mais grave aviação de Defesa não sobrevive sem o segmento de aviação comercial. A venda da Embraer gera um prejuízo ao Brasil, nos últimos anos foram investidos dinheiro dos contribuintes (BNDES) na empresa privada (Embraer).

Para os procuradores do MPT, a negociação entre as empresas oferece risco de extinção, ou significativa diminuição, da atividade industrial no país, o que resultaria no desaparecimento definitivo de dezenas de milhares de empregos, perda de arrecadação pelo estado, transferência de recursos humanos altamente qualificados e de tecnologia avançada ao exterior, e no aprofundamento do processo de desindustrialização e dos elevados índices de desemprego no Brasil.

 A audiência durou três horas e contou com a participação do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos de acadêmicos, de trabalhadores e políticos. Portanto, concluiu-se que: a venda da Embraer é uma transferência de controle acionário, desmonte do setor produtivo aeronáutico brasileiro e a perda de tecnologia. Uma ameaça a soberania nacional.

 



 
Compartilhar:

 
Comentários:


Publicidade
Dia dos Namorados no Barbaresco Vale Sul. Inf: (12) 99739-0866
Compre seu Carro e sua Casa sem Juros com a Embracon. Confira!
Comemore seu aniversário no Barbaresco Vale Sul e ganhe o jantar
Volante Show. Volantes a partir de 139,90. Confira
Lançamento em Jacareí - 2 e 3 dormitórios - Construtora Longana
Conheça o Gold Park - no Parque Industrial em São José dos Campos
Jornal ADC News - distribuído nas Indústrias de São José dos Campos
Classificados gratuitos para leitores do jornal ADC News - Confira!
Sorveteria Crenata - 25 anos
 


 
Links
 
 
Siga o Jornal
 
 
Área Restrita
   
Usuário:
Senha:
 
   
 
 



Resolução Mínima de 1024x768 | © ADC News - 2017
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal ADC News.