ADC NEWS * O Jornal distribuído nas Indústrias * Circulação SEMANAL * São José dos Campos - SP *
PREVENÇÃO
Faça a Coisa Certa: 20 de outubro é dia de conscientizar crianças sobre o uso correto de escadas rolantes e elevadores

Ação ocorre no Vale Sul e Center Vale

 Da Redação

 A criança é criativa por natureza, adora inventar brincadeiras alternativas e consegue transformar quase tudo em brinquedo. Mesmo em locais onde a diversão é garantida, como nos shopping centers, é muito comum ver a criançada fazendo estripulias nos corredores e, principalmente, utilizando as escadas rolantes e os elevadores como se fossem brinquedos.

Para orientar as crianças de 6 a 12 anos e conscientizar os pais e responsáveis sobre como usar de forma correta e segura os elevadores, as escadas e as esteiras rolantes, 29 shopping centers, em 11 estados, e 23 cidades do Brasil vão receber no dia 20 de outubro, a ação Faça a Coisa Certa.

Em São José dos Campos, a ação será realizada no CenterVale Shopping, das 14h às 18h, e no Vale Sul Shopping, das 15h às 18h.

 Conscientização

 Idealizada pela Thyssenkrupp Elevadores, líder mundial em desenvolvimento tecnológico para mobilidade urbana, a Faça a Coisa Certa acontece todos os anos, sempre no mês de outubro, quando é comemorado o Dia das Crianças, e já integra o calendário anual de eventos de muitos shoppings do país. Nos últimos seis anos, mais de 190 mil crianças foram impactadas com a ação.

“Nosso objetivo é promover o diálogo sobre o uso correto dos equipamentos que estão presentes no dia a dia das crianças, chamando a atenção dos pais, avós e demais responsáveis. Acreditamos que por meio da informação correta podemos contribuir com a conscientização em prol de atitudes seguras, visando o bem-estar das vidas que transportamos”, afirma Paulo Manfroi, Vice-presidente de Serviços da área de negócios Elevator Technology da Thyssenkrupp para a América Latina.

 Game e gibi

 Em formato de blitz, equipes da empresa estarão a postos nos shoppings, próximas das escadas rolantes ou dos elevadores, para passar informações sobre medidas de utilização segura desses equipamentos para prevenir acidentes. Além das orientações, as crianças vão poder levar para casa o gibi “Super Zero e Segurita em busca da segurança” que será distribuído durante a ação nos shoppings.

E para a criançada poder aprender se divertindo em qualquer lugar, foi criado um game educativo para baixar no celular, disponível nas versões iOS e Android. A partir de um tutor e dos personagens Super Zero e Segurita, o game possibilita a imersão em um conteúdo sério de forma lúdica e interativa, buscando atrair a atenção dos pequenos para as dicas de segurança.

Outros materiais também foram criados para auxiliar no processo educativo, como os vídeos que ensinam a usar corretamente o elevador e a escada rolante e que podem ser acessados pelo Youtube.

 Prevenção

 Dados do Ministério da Saúde mostram que os acidentes são a principal causa de morte de crianças e adolescentes. Todos os anos, 3,7 mil crianças morrem e 113 mil são hospitalizadas por esse motivo. Porém, 90% dos acidentes poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção, que podem ser aplicadas em situações específicas nos ambientes domésticos e nos ambientes externos, como parques.

Mas seja qual for a situação é importante que um adulto sempre acompanhe a criança, que os espaços para o público infantil sejam adaptados; que hábitos inseguros sejam inibidos por meio de leis e fiscalizações; e que as políticas públicas em prol da prevenção sejam colocadas em prática.

No caso específico dos elevadores, em algumas cidades, crianças menores de 10 anos só podem usar os equipamentos se estiverem acompanhadas de um adulto, em conformidade com leis municipais. Para escadas e esteiras rolantes, a Norma Brasileira (NBR NM 195/1999) determina o uso de avisos de alerta sobre situações de perigo nos locais onde estão instalados, para chamar a atenção da população. Adesivos fixados próximos às escadas rolantes também são usados para indicar as situações que são proibidas, como transportar bebê no carrinho.

 Serviço: Ação Faça a Coisa Certa

 CenterVale Shopping

 Data: 20 de outubro, sábado

 Horário: das 15h às 18h

 Local: Piso Dutra ao lado da escada rolante

 Endereço: Av. Deputado Benedito Matarazzo, 9403 - Jardim Oswaldo Cruz, São José dos Campos (SP)

 Vale Sul Shopping

 Data: 20 de outubro, sábado

 Horário: das 15h às 18h

 Local: No subsolo, próximo às escadas rolantes e ao elevador

 Endereço: Av. Andrômeda, 227 - Jardim Satélite, São José dos Campos (SP)

 

 

 

 

 

 

 

 
Compartilhar:

 
Comentários:


Publicidade
Dia dos Namorados no Barbaresco Vale Sul. Inf: (12) 99739-0866
Compre seu Carro e sua Casa sem Juros com a Embracon. Confira!
Comemore seu aniversário no Barbaresco Vale Sul e ganhe o jantar
Volante Show. Volantes a partir de 139,90. Confira
Lançamento em Jacareí - 2 e 3 dormitórios - Construtora Longana
Conheça o Gold Park - no Parque Industrial em São José dos Campos
Jornal ADC News - distribuído nas Indústrias de São José dos Campos
Classificados gratuitos para leitores do jornal ADC News - Confira!
Sorveteria Crenata - 25 anos
 


 
Links
 
 
Siga o Jornal
 
 
Área Restrita
   
Usuário:
Senha:
 
   
 
 



Resolução Mínima de 1024x768 | © ADC News - 2017
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal ADC News.