ADC NEWS * O Jornal distribuído nas Indústrias * Circulação SEMANAL * São José dos Campos - SP *
CIDADE
INPE leva ciência e tecnologia a escolas e parque
Da Redação

Cientistas e engenheiros do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) realizam exposições, palestras e oficinas no Parque Vicentina Aranha e instituições de ensino, em São José dos Campos, como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2018).

As atividades servem para aproximar a ciência da sociedade, incentivar o conhecimento tecnológico para jovens e promover a pesquisa como instrumento para o desenvolvimento sustentável do país.

Até sexta-feira (19), o INPE estará em escolas de ensino fundamental e médio para falar sobre o Sistema Solar e a influência da astronomia no cotidiano, satélites artificiais para o conhecimento da Terra, entre outros temas. Também haverá atividades práticas nas áreas de clima espacial, cubesats e mudanças ambientais globais, conforme a programação.

No Parque Vicentina Aranha, “O que são buracos negros” será o tema do encontro “Astronomia para Todos” às 19h30 de hoje (18). Haverá observação de astros se o céu estiver limpo.

No período da tarde das 14h às 17h, o Parque receberá diversas instituições científicas e da área de educação para apresentações acerca do tema da SNCT 2018: “Ciência para a Redução das Desigualdades”. O INPE levará maquetes do SCD, o primeiro satélite desenvolvido pelo Brasil, e do CBERS, resultado da parceria com a China que permitirá ao País lançar, em 2019, o satélite de observação da Terra CBERS-4A.

Também será exposta uma réplica do Tancredo-1, um microssatélite construído por alunos de uma escola pública de Ubatuba (SP) com o suporte de engenheiros do INPE, além do aplicativo Space-Time Quest, que simula a construção de um detector de ondas gravitacionais.

As atividades abertas ao público no Parque Vicentina Aranha, na tarde de hoje (18), são promovidas em parceria pelo INPE, Sociedade de Especialistas Latino-Americanos em Sensoriamento Remoto (SELPER Brasil), Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (ICT Unesp), Associação para o Fomento de Arte e Cultura (AFAC) do Parque Vicentina Aranha, Projeto Ciência no Parque, Secretaria de Educação e Cidadania de São José dos Campos e Visiona Tecnologia Espacial.

Fonte: INPE
 
Compartilhar:

 
Comentários:


Publicidade
Dia dos Namorados no Barbaresco Vale Sul. Inf: (12) 99739-0866
Compre seu Carro e sua Casa sem Juros com a Embracon. Confira!
Comemore seu aniversário no Barbaresco Vale Sul e ganhe o jantar
Volante Show. Volantes a partir de 139,90. Confira
Lançamento em Jacareí - 2 e 3 dormitórios - Construtora Longana
Conheça o Gold Park - no Parque Industrial em São José dos Campos
Jornal ADC News - distribuído nas Indústrias de São José dos Campos
Classificados gratuitos para leitores do jornal ADC News - Confira!
Sorveteria Crenata - 25 anos
 


 
Links
 
 
Siga o Jornal
 
 
Área Restrita
   
Usuário:
Senha:
 
   
 
 



Resolução Mínima de 1024x768 | © ADC News - 2017
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal ADC News.