Português Italian English Spanish

Volks Taubaté terá férias coletivas para um turno da fábrica por falta de componentes

Volks Taubaté terá férias coletivas para um turno da fábrica por falta de componentes


São 800 trabalhadores em férias coletivas de 8 a 26 de agosto. Foto: Sindmetau/Divulgação

Taubaté - SP

A fábrica da Volkswagen (VW) em Taubaté terá férias coletivas de 8 a 26 de agosto. A medida será aplicada em um turno de produção, o que representa cerca de 800 trabalhadores e trabalhadoras. Segundo a montadora, as férias coletivas são por conta da falta de componentes, principalmente semicondutores.

O aviso das férias foi protocolado pela Volks na sexta-feira (22) no Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região). A empresa também comunicou que no dia 29 de julho a fábrica estará em shutdown.

Desde junho, a falta de peças, principalmente de semicondutores, voltou a afetar a fabricação de automóveis e de produtos eletrônicos em todo mundo. Além da VW, que já concedeu férias coletivas na unidade de São Bernardo do Campo, Fiat e GM (General Motors) suspenderam a produção em 2022.

Em Taubaté, os trabalhadores e trabalhadoras na Volks contam com um acordo coletivo que garante estabilidade nos empregos até 2025. A planta, que produz atualmente os veículos Gol e Voyage, está sendo preparada para iniciar um novo ciclo na plataforma modular MQB.

O Polo Track será lançado no próximo ano e um segundo novo veículo em 2025. O investimento integra um pacote de R$ 7 bilhões, previsto pela montadora para América Latina até 2026.

Fonte: Sindmetau