Português Italian English Spanish

Volta ás aulas em São José

Volta ás aulas em São José


Com protocolos sanitários mantidos e distanciamento de um metro entre as pessoas, escolas acolhem alunos na nova fase do Plano SP - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

São José dos Campos – SP

O mês de agosto começou movimentado nas escolas municipais da cidade que, a partir desta segunda-feira (2), seguem a nova fase do Plano SP.

A mudança respeita o distanciamento de um metro entre cada pessoa e todos os protocolos sanitários contra a covid-19 continuam em vigor.

A Efeti (Educação de Formação em Tempo Integral) volta a atender alunos no contraturno e a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania acompanha as escolas e funcionários priorizando a segurança de todos e o aprendizado dos estudantes.

A Educação é um serviço essencial e acontece presencialmente em São José desde 8 de fevereiro. O atendimento presencial continua sendo opcional, decisão que cabe às famílias e responsáveis dos estudantes.

Todas as atividades remotas ficam disponíveis no aplicativo Google Sala de Aula e no portal edusjc.

Alunos animados

Os amigos Elias Araújo Viana e Yasmin Cardoso Andrade, 11 anos, do 6º ano da Emef Profª Vera Lúcia Carnevalli, em Santana, estavam animados para voltar às aulas juntos, uma vez que tinham ficado em grupos diferentes no rodizio de turmas.

Segundo Yasmin, com todos os cuidados sendo respeitados, ela se sente segura em frequentar a escola. “Estou feliz em poder vir para a escola, é melhor para aprender aqui, com os professores ensinando, tirando dúvidas e ajudando”, disse.

“Estudar na sala com os colegas e professores é diferente e eu acho muito melhor, estou muito animado. Espero que este semestre seja bom e aos poucos tudo melhore, as pessoas se vacinem e a pandemia acabe”, comentou esperançoso Elias.

Na sala ao lado, Thiago participava da aula de Biologia com atenção, interagindo com a professora e os amigos. “É muito legal vir para a escola, os professores são tão bons, ensinam certinho e me ajudam. É importante a gente continuar se protegendo e se cuidando aqui”, afirmou.

Maria Antônia Cordeiro Bustamante, 5 anos, participava das tarefas e atividades propostas pela Emei Profª Idelena Menezes Trefilio de Carvalho, na região norte, enviando áudios e vídeos para a professora no grupo de whatsapp, mas prefere as aulas presenciais.

“É mais legal vir aqui fazer a tarefa, gosto de brincar com meus amigos na escola e ver a professora, me sinto feliz”, disse a pequena.

Escolas abertas

Além dos protocolos do Plano São Paulo e da Vigilância Sanitária, as Unidades Escolares recebem, desde o início do ano letivo, orientações sobre higienização frequente de mãos e distanciamento social, EPI’s (com álcool em gel, tapetes sanitizantes, termômetros e máscaras), e sanitização frequente dos locais.

A equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania realiza o acompanhamento de casos suspeitos ou confirmados de covid-19 em toda a rede de ensino, entre alunos e funcionários, pela tecnologia BI (Business Intelligence) e por contato com as escolas, feito pela Supervisão de Ensino.

#aescolatáon

O limite de presença será conforme a capacidade física da escola/sala de aula.

Para definir o número de alunos por sala será respeitado o distanciamento de um metro entre cada aluno.

As aulas presenciais permanecem sendo opcionais (as famílias dos alunos decidem).

O Plano São Paulo e todos os protocolos sanitários permanecem sendo respeitados, com rigor no acompanhamento.

A merenda será servida no refeitório, seguindo os protocolos e regras sanitárias.

Todas as atividades remotas ficam disponíveis no aplicativo Google Sala de Aula e no portal edusjc

Educação é serviço essencial. Em São José, as escolas oferecem aulas presenciais desde o último dia 8 de fevereiro de 2021, seguindo as normas do Plano Municipal de Retomada da Educação.